Perfil do Presidente da Fapt

Márcio Antônio da Silveira

É natural de Belo Horizonte – MG. Está no Tocantins desde 1995. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás-UFG, fez Mestrado na Universidade Federal de Lavras - UFLA, com ênfase em Genética e Melhoramento visando Resistência a nematoides em batata-doce.  Doutor pela UFLA em Fitotecnia/Melhoramento Genético.  É professor/Pesquisador associado I da Universidade Federal do Tocantins (UFT) instituição na qual exerceu as funções de Reitor (2012-2016) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2003-2012). Docente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Agroenergia (PPGA) UFT, atua na linha de pesquisa de Sistemas de produção e melhoramento de culturas visando à produção de biocombustíveis. Coordena as pesquisas do Laboratório de Sistemas de Produção de Energia a partir de Fontes Renováveis – LASPER / UFT. Atuou como pesquisador durante vinte anos na área de Agroenergia, desenvolvendo estudos sobre produção de bioetanol a partir da batata-doce e geração de coprodutos. Sendo responsável pelo lançamento das cultivares de batata-doce industriais destinadas a produção de etanol.  Em 2008 recebeu o Prêmio da Amazônia "Professor Samuel Benchimol", do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, com a pesquisa “Alternativa de produção de etanol a partir da batata-doce voltadas a realidade dos pequenos e médios agricultores da Região Norte”. Atualmente está à disposição do governo do Estado como presidente da Fapt.