Notícias

3º Calourada Indígena e Quilombola da UFT conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt)

21/09/2019 - Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins

Com o objetivo de valorizar os elementos culturais dos povos Atikum, Janela, Pankara, Xerente, Kraho-Kanela, Javaé, Kraho, Tupi-Guarani, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Palmas realizou a 3º Calourada Indígena e Quilombola com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) por meio da 15° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorreu nos dias 20 e 21 deste mês.

A 3º Calourada Indígena e Quilombola é organizado pelo GTIQ (Grupo de Trabalho Indígena e Quilombola) e pela coordenação de Ações Afirmativas da UFT. O evento contou ainda com o Cine Maloca: Cine Maloca: Documentários: Indígenas na Universidade e Rituais e Festas de Quilombo: Samba de Cacete no Quilombo de Umarizal- Baião- Pará.

O evento faz parte da 15º (SNCT) e conta ainda com o apoio ainda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em que apresenta como tema principal “Ciência para a redução das desigualdades”. A SNCT busca mobilizar a população, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude cientifica e a inovação.