Notícias

Abertas as inscrições de professores da Unitins para Semana Pedagógica 2019/2

18/07/2019 - Charlyne Sueste - Ascom Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realiza nos próximos dias 22, 23 e 24 de julho a Semana Pedagógica 2019/2 na sede administrativa, em Palmas. O evento é previsto no Calendário Acadêmico da instituição e tem como público alvo todos os docentes da universidade. São mais de 200 professores que atuam nos campus de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis e todos são convidados a participar.

O tema desta edição é “O papel do professor diante das mudanças no contexto das profissões e do mercado” e as inscrições dos professores foram abertas no inicio de julho. A participação dos docentes é certificada mediante a inscrição e participação.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destaca que a gestão da Unitins, com apoio do Governo do Estado, preocupa-se com a qualidade do serviço que é prestado e entregue à sociedade e que toda ação de gestão só se reflete na sala de aula a partir do momento em que o professor consegue empregá-la na execução da docência. Nesse sentido, “a Semana Pedagógica nos ajuda a chegar mais rápido nessa efetividade junto ao nosso aluno, à sala de aula. São muitos assuntos e temáticas a serem trabalhados e a Unitins não pode perder tempo enquanto necessidade de atender a esses anseios da comunidade acadêmica”, destaca o reitor.

A Semana Pedagógica é uma ação da Reitoria e Pró-Reitoria de Graduação, que envolve todas as Pró-Reitorias da instituição e que tem foco na formação continuada dos docentes para aumentar a qualidade e eficiência do ensino. “Ela é preparada com muito carinho, com muito cuidado por uma equipe técnica com o objetivo de melhorar sempre academicamente os resultados entregues à comunidade e aos alunos”, completa Augusto Rezende.

De acordo com ele, o evento tem como objetivo “o alinhamento institucional das práticas pedagógicas e de gestão. É o momento de repensar a qualidade das nossas aulas, repensar o que o mercado deseja enquanto profissional que a Unitins forma, repensar nossa postura diante os problemas sociais e das regiões em que cada campus está inserido com suas particularidades”.

A vice-reitora, professora Darlene Castro, reforça a importância da participação e envolvimento dos professores. “A Unitins já nasceu grande, temos quatro campus em locais distintos dentro do Estado e são em momentos como esse que podemos fazer um alinhamento institucional e pedagógico. A troca de experiências, vivências acadêmicas e a interlocução com palestrantes e colegas é essencial para termos um semestre letivo satisfatório tanto pedagogicamente, quanto administrativamente”, enfatiza.

Programação

A programação prevê para a manhã do primeiro dia uma palestra com a professora Viviane Mosé, que é doutora em filosofia, psicanalista, poetisa e psicóloga. A conferência de abertura terá como tema “O professor e os desafios da sociedade em rede”. Viviane Mosé é colaboradora fixa do programa global Encontro com Fátima Bernardes, escreveu e apresentou por mais de um ano o quadro “Ser ou não ser” no programa Fantástico, e possui mais de quinze livros publicados, entre eles “Nietzsche e a grande política da linguagem (2005)”, “O homem que sabe (2011)” e “Política: nós também sabemos fazer (2018)”.

Já na terça-feira pela manhã haverá um talk show para discutir o tema geral da Semana Pedagógica com os seguintes palestrantes: Roberto Pires, presidente da Fieto; Joseph Madeira, CEO do Grupo Jorima; e o professor doutor Eduardo Cezari, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na segunda e terça à tarde acontecem oficinas temáticas simultâneas e os professores poderão escolher, no ato da inscrição, qual deseja fazer em cada dia do evento. Na quarta-feira pela manhã, no encerramento do evento, a programação apresenta uma reunião do reitor e da vice-reitora com todos os diretores de campus e coordenadores de curso.

Apoio

A realização da Semana Pedagógica 2019/2 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e do Grupo Jorima. O evento integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência para redução das desigualdades que tem aporte financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Fapt.