Ações de Ciência e Tecnologia do Estado recebe apoio do Governo do Tocantins

20/11/2019 - Stefani Cavalcante / Com supervisão de Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins

O governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) tem apoiado a realização de vários eventos científicos de instituições públicas e privadas do Estado através da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) neste semestre. A exemplo da II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e o I Encontro Tocantinense de Residências em Saúde, que acontecerá no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). O evento inicia nesta quinta-feira, 21 e encerra no sábado, 23.

A mostra tem o objetivo de fortalecer o serviço de saúde realizado pelo município por meio da disseminação de trabalhos científicos, pesquisas e inovações tecnológicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Este ano o tema será voltado a Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Podem participar servidores e usuários do SUS, estudantes, professores e pesquisadores.

As apresentações serão divididas em duas modalidades, oral e pôster com as seguintes linhas de pesquisa: Promoção da saúde; Doenças negligenciadas; Atenção psicossocial; Direito e saúde; Informação, educação e comunicação em saúde; Política e gestão em saúde; Epidemiologia; Tecnologias assistenciais e gestão do cuidado; Controle e participação social; Promoção de equidade; Vigilância em Saúde.

Outros eventos apoiados pela SNCT

Recentemente a Fapt por meio da SNCT também apoiou o evento alusivo ao Circuito Urbano 2019 promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  O evento apresentou resultados do Projeto de extensão “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030”, que foi selecionado para integrar este Circuito Urbano promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e tem como tema deste ano "Cidades Inovadoras e Inclusivas".

Siepe

Outro evento apoiado foi o IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) realizado nas cidades de Palmas, abrangendo os campus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Tocantinópolis. O evento objetivou a disseminação do conhecimento científico entre os estudantes, professores e a comunidade. Para o Diretor de Pesquisas da UFT, Guilherme Nobre, o evento foi importante pois oportunizou a exposição dos trabalhos desenvolvidos. “Essa é a oportunidade de dar uma devolutiva dos projetos realizados durante um ano, pelos estudantes e professores, a comunidade acadêmica e a sociedade”, afirmou.

Unest

Além desses eventos, a Semana de iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso – To,  também contou com o apoio da Fapt por meio da SNCT. O evento oportunizou a apresentação de artigo cientifico, lançamento de livro, exposição de pôsteres de artigos aprovados e premiação de artigo vencedor.