Notícias

Governo do Tocantins articula parceria com Funarbe para promover o desenvolvimento científico no Estado

10/03/2020 - Stefani Cavalcante / Com supervisão de Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins

Com o objetivo de impulsionar o avanço científico, o Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) busca parceria com outras fundações. Para discutir as possibilidades, o presidente da Fapt, Marcio Silveira se reuniu, nesta semana, com o Professor Luiz Eduardo, membro do Conselho de Administração da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).    

Para o presidente da Fapt essa união é uma oportunidade de acelerar a produção científica no Estado. “Nós queremos alcançar com essa parceria, eficiência e rapidez. Tornar o processo da pesquisa mais ágil, para que no final o pesquisador cumpra o seu trabalho com êxito e apresente bons resultados para a sociedade”, destacou.  

Atualmente, a Fapt possui parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). A intenção é que o próximo passo seja lançar um edital para que outras fundações de apoio a pesquisa, de qualquer estado, formalizem uma parceria por meio de credenciamento, visando a ampliação e entrada de novos recursos.   

Segundo o Prof. Luiz Eduardo, há a possibilidade de uma cooperação entre a Fapt e a Funarbe, no sentido de transferir as especialidades de uma para outra. Este relacionamento poderá trazer benefícios administrativos importantes para a Fapt, em diversos aspectos, como a celeridade na tramitação de processos e a otimização na utilização de recursos públicos. 

Funarbe 

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos que administra projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e outras instituições de pesquisa. A fundação atua a mais de 40 anos no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. 

Participaram da reunião também, a Diretora Científica e de Inovação da Fapt, Munique Oliveira e o Chefe de Gabinete da Fapt, Gilberto Ferreira.