Notícias

Mais de R$ 47 milhões serão investidos em pesquisas científicas com temas sobre Terapias Avançadas

21/08/2020 - Stefani Cavalcante / Com supervisão de Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins

Com objetivo de apoiar pesquisas que possam contribuir com o desenvolvimento científico do país, entidades irão destinar mais de R$ 47 milhões de reais a projetos aprovados na Chamada “Plataformas Inovadoras em Terapias Avançadas”. O programa visa produzir produtos como terapia celular, gênica e de engenharia tecidual. O Governo do Tocantins por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, incentiva a participação de pesquisadores tocantinenses. As propostas devem ser submetidas até o dia 17 de setembro pelo site http://carloschagas.cnpq.br/.

Para participar os pesquisadores devem enviar uma proposta com os eixos temáticos apresentados no edital: Como desenvolvimento, que compreende as fases de planejamento, construção, caracterização, refinamento e manufatura do produto terapêutico;  Ensaios exploratórios e não clínicos, que compreendem as fases de elucidação dos mecanismos de ação e a demonstração de prova de conceito, in vitro e in vivo, do produto terapêutico em modelos animais; e ensaios clínicos: que compreende a demonstração de prova de conceito de segurança e eficácia clínica do produto terapêutico.

Critérios

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deverá obrigatoriamente: ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado até a data limite para submissão da proposta; possuir o título de Doutor ou livre-docência; ser o coordenador do projeto; ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto.

Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo estará caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa e/ou ensino, documento esse expedido por autoridade competente da instituição. Esse documento deve ficar em poder do proponente, não sendo necessária a remessa ao CNPq.

Iniciativa

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS), Coordenação Geral do Complexo Industrial da Saúde (CGCIS) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE).

 

CHAMADA PLATAFORMAS INOVADORAS EM TERAPIAS AVANÇADAS DO CNPq

Data submissão de proposta: 17 de setembro de 2020

Link para submissão das propostas: http://carloschagas.cnpq.br/

Edital: https://fapt.to.gov.br/editais/editais-externos/

Público alvo: Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)

Resultado final: 30 de novembro

Contato: atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000