Notícias

Pesquisadores terão auxílio financeiro do Governo para tradução de artigo científico

19/12/2019 - Geórgya Laranjeira Corrêa - Governo do Tocantins

Tradução do português para o inglês parece algo simples, mas quando se trata de assunto científico, requer o cumprimento de alguns requisitos como coerência, coesão, revisão, clareza e compreensão do texto. Para apoiar o custo desse serviço ao pesquisador, o Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) dispõe de R$ 45 mil reais para beneficiar 30 professores pesquisadores com tradução de artigos científicos do português para inglês.

O edital nº 04/2019 dispõe de R$ 1500 para cada proponente. A submissão das propostas será até o dia 30 de janeiro de 2020. Podem participar professores mestres e doutores com titulação comprovada que seja um dos autores dos artigos potenciais classificados como A1, A2, B1 ou B2 no sistema Qualis Capes.

As condições de elegibilidade estão descritas no edital e podem ser conferidas pelo site: https://fapt.to.gov.br/editais/editais-20192/. O pesquisador deve submeter sua proposta pelo endereço eletrônico traducao.artigo@fapt.to.gov.br e anexar a documentação exigida.

Opinião

Para o professor Doutor em Ciências Veterinárias da UFT campus Gurupi, Fabrício Souza Campos, a publicação de artigo científico no idioma inglês traz visibilidade ao trabalho do pesquisador tocantinense e internacionaliza o resultado dos seus estudos.

Segundo o pesquisador, dentro desse processo o tradutor tem um papel importantíssimo que exige experiência e vivência do profissional com o segmento. Campos, é um dos pesquisadores que escreve seus próprios artigos em inglês e incentiva seus alunos a terem a mesma prática.