Notícias

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até setembro de 2020

21/07/2020 - Stefani Cavalcante / Com supervisão de Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins

O Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), incentiva estudantes e pesquisadores da região a participarem do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. O objetivo é identificar e contemplar os melhores projetos de pesquisa científica que podem contribuir com o desenvolvimento científico dos países que compõem o Mercosul. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.premiomercosul.cnpq.br até o dia 11 de setembro de 2020.

A edição deste ano terá como tema a Inteligência Artificial, podendo ser abordado em seis diferentes segmentos: Inteligência Artificial: Internet das Coisas, Ambiente Rural; Saúde; Cidades e Indústria e Ética e Inteligência Artificial. A escolha do tema reflete o potencial que a inteligência artificial pode vir a ter em relação aos vários aspectos da vida humana. Sendo possível evoluir e contribuir com o processamento de grande volume de informações, solução de problemas complexos e específicos, auxílio a diagnóstico de doenças, aumento na produtividade agropecuária e previsão de fenômenos naturais e climáticos, entre outros.

Público                                                                                                                                                                                                                                                                           

 Para abranger o máximo de pesquisadores possível, a premiação foi dividida em cinco categorias: “Jovem Pesquisador”, para estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham no máximo 35 anos de idade. “Iniciação Científica”, para estudantes do ensino médio e técnico. “Estudante Universitário”, para alunos de graduação e de pesquisa. “Pesquisador Sênior”, para quem possui 36 anos ou mais. “Integração”, exclusiva para equipes, que devem ter no mínimo dois integrantes de países diferentes do Mercosul.

Premiação                                                                                                                              

Os vencedores terão seus trabalhos publicados em um livro, além de ganhar uma quantia em dinheiro, que varia entre cada modalidade, sendo 8 mil para Iniciação Científica, 15 mil Estudante Universitário, 20 mil Jovem Pesquisador, 22 mil Pesquisador Sênior e 40 mil Integração.    

Histórico                                                                                                                                 

Criado em 1998 o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2020

Prazo para inscrições: 11/09/2020

Valores da premiação: De R$ 8 mil a R$ 40 mil reais

Público-alvo: Estudantes e pesquisadores

Temas: Inteligência Artificial e Internet das Coisas; Inteligência Artificial e Ambiente Rural; Inteligência Artificial e Saúde; Inteligência Artificial e Cidades; Inteligência Artificial e Indústria e Ética e Inteligência Artificial.

Categorias: Iniciação Científica; Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior; e Integração.