Talk show, alinhamento pedagógico e entrega de data shows marcam segundo dia da Semana Pedagógica

24/07/2019 - Carlos de Bayma/ Governo do Tocantins

O segundo dia de programação da Semana Pedagógica 2019/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) começou com café da manhã, nessa terça-feira, 23. Ocasião para socializar e colocar o “papo em dia”, como se diz. Abrindo as atividades no auditório o professor César Mello, do curso de Direito do Campus de Palmas, mediou um talk show para discutir o tema geral do evento em várias dimensões: O papel do professor diante das mudanças no contexto das profissões e do mercado.

O talk show contou com a participação da Márcia Rodrigues de Paula, diretora regional do Senai Tocantins, que integra o Sistema Fieto e representou o presidente da Federação, Roberto Pires. Ela abordou “Tendências que estão moldando o futuro do trabalho-tendências das profissões”. O professor doutor Eduardo Cezari, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) falou sobre “A moderna educação: metodologia, tendências e foco no aluno”; e o CEO do Grupo Jorima, Joseph Madeira, falou sobre “Empregabilidade: uma exigência profissional”.

Após o talk show que discutiu o tema central do evento realizou-se um segundo talk show com proposta de alinhamento pedagógico e institucional. Conduzido pelo reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, o momento contou com o pró-reitor de Graduação, professor Fred Newton, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Kyldes Vicente, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Ana Flávia Gouveia, e o pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal. Todos apresentaram resultados e perspectivas de suas respectivas atribuições e esclareceram dúvidas dos professores.

“Essa segunda Semana Pedagógica traz uma reflexão sobre o que o mercado e que o nosso acadêmico querem de nós enquanto instituição: não apenas o conhecimento e sim o envolvimento, a alegria, a dedicação, o fazer com amor, o brilho nos olhos. Só o conteúdo não é mais suficiente para a permanência do aluno na sala de aula, precisamos transcender a partir da percepção do aluno”, declarou o reitor.

Após o talk show institucional, o reitor realizou a entrega de 18 data shows aos câmpus. A diretora do Campus de Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires, recebeu os cinco projetores destinados à unidade. A diretora do Campus de Araguatins, Ulissevânia Sales da Silva, recebeu os três aparelhos que vão atender as necessidades dos professores e alunos. Do Campus de Palmas foi a assessora pedagógica Deodete Schmitt quem recebeu os quatro data shows. E para o Campus de Augustinópolis é a professora Ana Paula Monteiro, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, quem levará na bagagem as seis unidades destinadas para o campus.

A programação matinal foi encerrada com uma dinâmica conduzida pelo professor do Campus de Dianópolis, Paulo Bonfim, que trabalhou de forma divertida a integração entre as equipes de cada um dos Câmpus da Unitins.

Avaliação do evento

Para o pró-reitor de Graduação, professor Fred Newton, “são encontros fundamentais tanto do ponto de vista do alinhamento de processos e ações, como também promover ao nosso quadro docente o contato com conceitos, abordagens, métodos, a fim de provocar uma reflexão sobre a prática docente melhorando, assim, suas atividades na sala de aula, na relação com toda a comunidade acadêmica.  É um avanço significativo para a universidade como um todo”.

A professora Hanari Tavares, coordenadora do curso de Enfermagem do Campus de Augustinópolis, parabenizou a organização do evento, destacando que ações como essa são imprescindíveis para o fortalecimento da universidade em prol do desenvolvimento regional. “Tem sido muito proveitoso esse encontro. Novos aprendizados, novas discussões e voltamos para a sala de aula ainda com mais ânimo, mais criatividade”, destacou.

“O tema da Semana Pedagógica dialoga com as dificuldades que as universidades enfrentam. A formação profissional requer mais que apenas conteúdo. Agradeço, em nome do Campus de Dianópolis, o empenho dessa Gestão, que não está medindo esforços paramudar a ‘cara’ da Unitins”, comentou a diretora do Campus Dianópolis, Ana Felícia Pires.

Programação

As atividades seguem, no período vespertino, no Campus de Palmas, com as oficinas “Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão”, com a facilitadora Sibele Sales, da UniCatólica; “Aprendizagem baseada em problemas”, com ArlenesSpada, da Unitins, “Construção de itens no modelo Enade”, com Osnilson Rodrigues, da UniCatólica, “Universidade e Pesquisa: da ciência de dados à redação científica, com Clarissa de Sousa Oliveira Mccoy e Vinícius Carvalho da Silva, da Unitins, “Elaboração de projetos e captação de recursos para a Extensão”, com Kyldes Vicente e Alessandra Ruita, da Unitins.

Apoio

A realização da Semana Pedagógica 2019/2 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e do Grupo Jorima. O evento integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e recebe o apoio da Fapt com articulação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).